Aplicativo da Norad faz contagem regressiva para o início do rastreamento do Papai Noel (Foto: Reprodução)Aplicativo faz contagem regressiva para o início do
rastreamento do Papai Noel (Foto: Reprodução)

Uma tradição que começou com ligações telefônicas chega, em 2011, ao mundo dos aplicativos em smartphones. O Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte (Norad, na sigla em inglês), organização que desde 1955 ajuda a manter viva a lenda natalina fornecendo a localização do trenó do Papai Noel às crianças, anunciou a criação de aplicativo para iOS (sistema operacional dos aparelhos móveis Apple) e Android. O programa permitirá o uso de smartphones e tablets para acompanhar o virtual caminho dos presentes na noite de Natal.

Com o uso de sua infraestrutura, o Norad, organização militar responsável pela defesa do espaço aéreo e marítimo dos EUA e do Canadá, monta um sistema determina a localização do Papai Noel e a informa por telefone, por e-mail, por site, pelas redes sociais e, agora, pelos aplicativos.

“Nós usamos os mesmos equipamentos que usamos em nossas atividades diárias,”, explica Desmond James, da equipe que cuida do sistema na Norad, em entrevista ao G1. James, fiel à lenda, afirma que são usados satélites e radares terrestres e aquáticos para determinar a localização do Bom Velhinho.

Outro território de expansão da Norad com seu projeto do Papai Noel é as redes sociais –eles usam o Facebook, o Twitter, o Google+ e o YouTube. “As redes sociais nos deram outro local para fornecer a localização do Papai Noel a milhões de pessoas. Essas opções diferentes permitem que as pessoas façam o rastreamento do jeito que for melhor pra elas.”

James Desmond, da equipe de cuida do rastreamento do Papai Noel na Norad (Foto: Divulgação)Desmond James, da equipe de cuida do
rastreamento do Papai Noel na Norad
(Foto: Divulgação)

Por que eles fazem isso? “É um gesto de boa vontade para todos ao redor do mundo que acreditam no Papai Noel. É uma tradição de que temos orgulho”, afirma James.

Em 2011, o site foi colocado no ar no dia 1º de dezembro. Há uma contagem regressiva para o início do rastreamento da trajetória do Papai Noel. Os aplicativos para iOS e Android são gratuitos.

História
A tradição de rastreamento do Papai Noel começou em 1955, após uma espécie de engano. “A Sears [loja norte-americana] fez anúncio chamando as crianças para ligar para o Papai Noel, mas o telefone foi impresso errado”, explica o site da Norad. As crianças acabaram ligando para um número que era, na verdade, de uma organização chamada Conad, que iria se tornar a Norad.

“O chefe de operações naquela época pedia que sua equipe checasse o radar para indicações da localização do Papai Noel e atualizada as crianças”, explica a Norad.



منبع:
http://blogmaistv.blogspot.com